Sobre ZBrush para Iniciantes

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Sobre ZBrush para Iniciantes

Mensagempor alessandrolima em Sex Fev 26, 2010 11:40 pm

Olá!

Este é o tópico para divulgar informações gerais sobre o livro:

ZBrush para Iniciantes

Imagem

Este livro procura mostrar as principais ferramentes usadas em escultura digital com o ZBrush, com uma linguagem simples e direta sobre como ser o procedimento de uso em projetos profissionais ou pessoais.
Para maiores informações sobre este livro visite os seguintes sites:

http://www.lcm.com.br
http://www.alessandrolima.com

A imagem de capa é de autoria de Diego Maia (http://maia3d.blogspot.com/)
Este livro apresernta o seu conteúdo distribuído da seguinte forma:

Capítulo 1: Arte tradicional e digital
Neste capítulo são apresentados alguns conceitos básicos sobre como é
o trabalho de arte tradicional, que até os dias de hoje são interpretados para o
meio digital.

Capítulo 2: Introdução ao ZBrush
Neste capítulo, são explicados alguns conceitos sobre como é o
funcionamento do ZBrush, como alguns de seus recursos básicos funcionam,
assim como uma introdução à sua interface e forma de navegação e interação
com ela.

Capítulo 3: Interface do ZBrush
Neste capítulo efetivamente é mostrado a interface do ZBrush, como
ela é constituída, forma de navegação entre seus recursos, assim como a
maneira como esses recursos devem ser usados na execução de tarefas. Cada
ferramenta principal tem seus controles comentados de forma a explicar sua
função e objetivo de uso. São analisadas as Tools, Menus, Brushes, Alphas,
Strokes, Materiais, Textures, Plugins e principais ferramentas.

Capítulo 4: Trabalho em 2.5D (pintura)
Nesta seção é constituída uma cena básica para uma ilustração 2D, com
base em ferramentas 2.5D. O conteúdo está organizado de forma didática: por
isto o conteúdo sobre “material, luz e render” está disposto em um capítulo
exclusivo. Como recursos são trabalhos pincéis, perspectiva e camadas.

Capítulo 5: Trabalho em 3D (escultura digital básica)
Neste capítulo são abordados os aspectos mais técnicos de uso de recursos
para desenvolver esculturas digitais 3D, logo, são explicados e demonstrados
os principais meios de se criar esculturas digitais. Para tanto, esta seção
destina-se ao conhecimento e entendimento de como as ferramentas usadas
para este fim se comportam e funcionam, sendo mostradas as ferramentas de
movimentação e ajustes, além de conceitos de Blocagens no modelo.

Capítulo 6: Trabalho em 3D (escultura digital avançada)

Nesta seção são aplicados, na prática, os conhecimentos adquiridos no
capítulo anterior sobre como os recursos funcionam para criar esculturas
digitais. São abordados assuntos como o uso de Brushes, Alphas e Strokes
diferenciados para a definição de detalhes, assim como ferramentas de
movimentação e ajustes no modelo.

Capítulo 7: Pintura e texturização
Neste capítulo são abordados assuntos sobre pintura digital de texturas
com a técnica de PolyPainting, assim como a confecção de texturas complexas
com o uso de fotografias com o auxílio do Plugin ZAppLink. São mostradas
formas de extração de mapas do tipo Difuso, além de Normal e Cavidade com
o auxílio do Plugin ZMapper rev-E. O mapa de Deslocamento é trabalhado
com o Plugin Mult Displacement Exporter 3.

Capítulo 8: Materiais, luzes e render
Nesta seção são abordados assuntos sobre o que são materiais, luzes e
render, assim como maneiras de se editar, criar ou salvar para uso posterior
em cenas complexas. Luzes e renders são abordados sob a forma de aplicação
para escultura digital e finalização de imagens para ilustrações.

Capítulo 9: Integração com outras ferramentas
Neste capítulo são abordados conceitos de como integrar o ZBrush a
outras ferramentas, como o 3ds max por exemplo, constituindo as Piplelines,
amplamente utilizadas por empresas conceituadas, pois, desta forma, assegurase
o uso máximo que cada ferramenta oferece.

Capítulo 10: Conclusão
Apresenta-se aqui a conclusão do trabalho, seus efeitos e resultados na
vida no artista.

Capítulo 11: Galeria de artistas
Uma breve galeria com algumas imagens de artistas conhecidos como
forma de ilustrar o que se pode fazer com trabalho, pesquisa e arte.

Capítulo 12: Bibliografia
Uma lista completa de livros que foram usados como referência na
confecção deste material, assim como sites que também foram pesquisados.
Alessandro Lima - Bacharel em Design Gráfico
Pós-Graduando em MBA Comunicação Estratégica e Branding
Lead 3D Character Designer @ Aquiris Game Studio
Professor @ Feevale
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Re: Sobre ZBrush para Iniciantes

Mensagempor Douglas3d em Sex Ago 06, 2010 12:19 pm

Eu só acho que as vídeo-aulas sem som ficaram devendo...no restante, muito bom material! Estou consumindo o livro...aliás, xeu postar logo e voltar pra minha leitura,rsrsrsrsrsr!
Douglas3d
 
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