Olá!

Sala destina a discussão sobre este livro. Poste seu material ou estudos aqui.

Re: Olá!

Mensagempor alessandrolima em Sáb Set 03, 2011 10:08 pm

Oi Jonnathan!

Puxa que legal a Editora lhe entregar assim tão ráido, sinal que o sistema de vendas deles é muito confiável!!!

Sobre a documentação, sim, deve estar vazia, pois a mesma já se encontra nas páginas do livro, conforme verás assim que passar pelas páginas do primeiro capítulo!

Abç e boa leitura!

Alessandro Lima
Alessandro Lima - Bacharel em Design Gráfico
Pós-Graduando em MBA Comunicação Estratégica e Branding
Lead 3D Character Designer @ Aquiris Game Studio
Professor @ Feevale
www.alessandrolima.com
alessandrolima@alessandrolima.com
alessandroplima@gmail.com
alessandrolima
Administrador

Data de registro: Qua Jul 01, 2009 3:17 pm

Mensagempor Slakan em Dom Set 04, 2011 5:43 pm

Verdade, a entrega foi mais rápida do que eu estava esperando! :lol:

Alessandro, deixe-me lhe fazer algumas perguntas se não lhe incomodar.

Para essa personagem (Marcus Romulus) quanto tempo foi gasto em sua concepção e como foi a divisão das tarefas?

Por exemplo, tempo gasto na pesquisa, sketch, concept art, modelsheet, modelagem da personagem, modelagem dos acessórios, unwrap, textura, rigging, skinning, teste de animação e etc.

Como foi essa organização para você. Você dedicou 2 horas do seu dia, por exemplo? :D

Você tem alguma dica para a melhor exploração dos prazos? Por exemplo, em seu primeiro livro você disse que teve um tempo muito curto para execução da personagem Dead Twice. Como foi esse desafio para você?

No livro você indicou um prazo de 15 a 30 dias para finalização da personagem, mas imagino que na Aquiris vocês tenham um prazo bem menor e isso é uma realidade aqui no Brasil, correto? :D

Tive a ideia de fazer três personagens para montar um Demoreel e já estou fazendo uma pesquisa para confecção destes. Espero poder compartilhar muito em breve com todos do fórum.

Obrigado desde já!

Jonnathan Rodrigues - @slakanpj
http://www.slakan.com
Slakan

Data de registro: Sex Mar 26, 2010 8:18 pm

Mensagempor alessandrolima em Dom Set 04, 2011 9:41 pm

OI Jonnathan, então, vamos por partes:

"Para essa personagem (Marcus Romulus) quanto tempo foi gasto em sua concepção e como foi a divisão das tarefas?"
Personagens como os que eu faço para produzir os meus livros são um pouco atípico. Digo isto porque não se tem como realizar uma personagem em seu processo correto e escrever ao mesmo tempo. Durante a confeccção do livro existe muito "pára e avança", de modo que um tempo de produção gasto geralmente em uma personagem, fica em torno de 15 a 30 dias como o comentado no livro, mas na prática, eu tenho de escrever os capítulos ao mesmo tempo que o modelo avança em sua produção, então meu tempo de produção nele pode ficar em até 4x mais!!! Mas isto porque tenho a extrema preocupação em criar um material adequada aos leitores. Como exemplo, usando o mesmo método apresentado neste livro, dentro da AQuiris que é o estúdio a qual trabalho, produzimos personagens com este nível gráfico dentro do prazo de até 30 dias (para o jogo Critical Mass, ainda não lançado).

"Como foi essa organização para você. Você dedicou 2 horas do seu dia, por exemplo?"

Como eu tinha de escrever ao mesmo tempo que produzia, meu tempo de produção como dito anteriormente chegava a ser 4x mais do que isto. Normalmente eu ficava até umas 4 a 6 horas em dias de semana produzindo o material (modelo + texto) e finais de semana 8 horas.

"Você tem alguma dica para a melhor exploração dos prazos? Por exemplo, em seu primeiro livro você disse que teve um tempo muito curto para execução da personagem Dead Twice. Como foi esse desafio para você?"
Para este projeto o meu prazo era estipulado por mim, e decidi que este seria o suficiente para produzir um material adequado ao leitor. Como eu disse, modelos para fazer parte de conteúdo de livros são feitos de um modo diferente dos de modelos de produção normal em estúdios, porque não se tem a etapa de documentação (o texto do livro em si). Quando o material ficou pronto, apresentei a Editora e então fechamos contrato, foi diferente do meu primeiro livro, que eu apresentei a ideia e tive de finalizar em um prazo contratual.

"No livro você indicou um prazo de 15 a 30 dias para finalização da personagem, mas imagino que na Aquiris vocês tenham um prazo bem menor e isso é uma realidade aqui no Brasil, correto? "
para personagens do porte Next-Gen Games sim, geralmente este é um prazo adequado para a maioria das ocasiões mas cada modelo é um modelo então, deve ser planejado isto (para o caso do modelo do livro, 15 a 30 dias torna viável sua construção quando se tem prática com algumas ferramentas, os leitores podem querem estipular um prazo maior para poder se dedicar mais). Os modelo feitas na Aquiris (com excessão do jogo de Critical Mass), são feitos em processo mais simplificado, visto que sua aplicação é na Web mas sim, os prazos são menores porque os modelos são menos complexos.

"Tive a ideia de fazer três personagens para montar um Demoreel e já estou fazendo uma pesquisa para confecção destes. Espero poder compartilhar muito em breve com todos do fórum."

Bacana, poste mesmo aqui!

Abç e espero ter respondido suas dúvidas!
Obrigado também ao seu review do livro! Tenho certeza que isso ajudará a outros leitores a optar pelo material!

Alessandro Lima
Alessandro Lima - Bacharel em Design Gráfico
Pós-Graduando em MBA Comunicação Estratégica e Branding
Lead 3D Character Designer @ Aquiris Game Studio
Professor @ Feevale
www.alessandrolima.com
alessandrolima@alessandrolima.com
alessandroplima@gmail.com
alessandrolima
Administrador

Data de registro: Qua Jul 01, 2009 3:17 pm

Anterior

Retornar para Design de Personagens para Games Next-Gen (Volume 1) (2011)