Olá!

Sala destina a discussão sobre este livro. Poste seu material ou estudos aqui.

Olá!

Mensagempor alessandrolima em Qui Jul 02, 2009 11:14 am

Esta é a sala para discussão sobre o livro Desenvolvendo Personagens em 3D com 3ds max. Coloque aqui sua dúvida, crítica, sugestão ou amostras do seu estudo e trabalho, feitos a partir do que o livro ensina.
Alessandro Lima - Bacharel em Design Gráfico
Pós-Graduando em MBA Comunicação Estratégica e Branding
Lead 3D Character Designer @ Aquiris Game Studio
Professor @ Feevale
www.alessandrolima.com
alessandrolima@alessandrolima.com
alessandroplima@gmail.com
alessandrolima
Administrador

Data de registro: Qua Jul 01, 2009 3:17 pm

Re: Olá!

Mensagempor AndreKolb em Ter Abr 20, 2010 4:47 pm

Estou pensando em comprar primeiro esse livro para depois compra o livro do zbrush mais tenho uma dúvida ;) , estou com o 3d max 2011 aqui na máquina e esse livro provavelmente e de outra versão então queria saber se vou ter alguma dificuldade em ler o livro e fazer as coisas na versão 2011 ?

T+
http://andrekolb.wordpress.com
AndreKolb

Data de registro: Ter Abr 20, 2010 4:41 pm

Mensagempor alessandrolima em Ter Abr 20, 2010 5:26 pm

Olá André!

O livro Desenvolvendo Personagens em 3D com 3Ds Max foi feito com uma versão anterior ao 2011 de fato, mas os conceitos explicados de modelagem podem ser usados em qualquer versão lançada até o moment. Na verdade, pode ser usado qualquer versão de 3ds max a partir do 3ds max 4, isto foi um de meus cuidados na confecção deste livro, pois possibilita uma vida útil maior para o livro.

Nele você vai aprender modelagem poligonal um o Editable Poly, recurso que consta no 3ds max até hoje e creio que tão cedo, não deva ser retirado.

Evidentemente, alguns recursos podem ter sido alterados seu lugar na interface, mas as funcionalidades são as mesmas. Via de regra, tudo que está no livro e que não for preciso a instalação de nenhum recurso adicional como plugins ou scripts, pode ser seguido na versão atual do software.

Abç.
Alessandro Lima
Professor @ Feevale
www.alessandrolima.com
alessandrolima
Administrador

Mensagempor AndreKolb em Ter Abr 20, 2010 5:32 pm

vlw alessamdro :D vou comprar esse livro

t+
http://andrekolb.wordpress.com
AndreKolb

Data de registro: Ter Abr 20, 2010 4:41 pm

Mensagempor alessandrolima em Qui Abr 22, 2010 11:44 am

Certo! Abç!
Professor @ Feevale
www.alessandrolima.com
alessandrolima
Administrador

Olá senhor Alessandro.

Mensagempor guga16 em Sex Jul 30, 2010 11:18 pm

Olá Alessandro, bom tenho varias duvidas e tals. 1º Eu sou um leigo completo em 3D, conheci esse mundo faz pouco tempo, não sei nada. Mas estou querendo aprender muito,mas tenho o problema de morar em um lugar que não me oferece nenhum tipo de curso desse gênero. Então queria saber de você o seguinte, esse seu livro o do 3D Max pode me ensinar muita coisa? Ensina a fazer um personagem completo por exemplo? O que eu posso aprender nesse curso? Outra coisa, seria algumas dicas de livros que eu posso tbm comprar para eu poder me aprofundar mais nos meus estudos, o senhor pode me ajudar? Esse seu livro do 3D Max eu tenho quase a certeza que irei comprar. Mas eu acho que eu precisaria de mais e mais livros para mim aprofundar mais. Por favor, o senhor pode mim ajudar? Aproveitando que ja estou aqui gostaria de lhe dar uma sugestão de algum livro futuro que vc possa fazer, seria um livro englobando tudo, desde estudos de Anatomia Humana,Passando pelo 3D Max e indo para o Zbrush. Eu acho que seria uma coisa legal. Ou ate mesmo um livro apenas sobre a anatomia humana e animal, mas explicando como incorporar isso no Zbrush etc. Por favor Sr. Lima responda essas minhas duvidas, quero levar essa arte para minha vida profissional, mas como ja disse tenho muita dificuldade em relação a minha região, pois aqui não tem esse tipo de curso, então seria de grande ajuda vc me dizer mais alguns livros que eu possa aprender mais e mais sobre esse maravihoso mundo, que é o 3D. Quero dizer que adimiro muito vc, por ter feito dois livros que parecem ser bom(pois ainda não tive a oportundade de lelos), isso mostra a sua preoculpação em relação a passar conhecimento para o proximo. E tbm por que eu vi tua entrevista la no site do Allan Brito e gostei muito na parte que tu falou que um profissional de sucesso precisa ser humilde e ouvir apenas si mesmo, não ligando para oque dizem de vc e do que vc esta estudando. Pois logo quando comecei a ver sobre o 3D eu falei para um primo meu que iria aprender a fazer o 3D e que iria ser um grande profissional no futuro, e ele ficou rindo da minha cara. :( Mas vendo a sua entrevista ergui a cabeça e to com muito animo e muita vontade de estudar para se Deus quiser aprender e quem sabe me tornar um grande profissional. Bom é isso, desabafei :) . Fica com Deus cara, que ele lhe ilumine e que possa lhe dar tudo em dobro, porque oque vc fez publicando esses livros num é para qualquer um n. Abrass.E por favor me ajuda :D .
guga16

Data de registro: Sex Jul 30, 2010 10:50 pm

Mensagempor alessandroplima em Seg Ago 09, 2010 2:22 pm

Olá guga16!

Vamos por partes então:

Então queria saber de você o seguinte, esse seu livro o do 3D Max pode me ensinar muita coisa? Ensina a fazer um personagem completo por exemplo? O que eu posso aprender nesse curso?
Este meu livro é focado em como desenvolver uma personagem a partir de desenhos esquemáticos (model sheet) e arte conceitual. Neste livro você aprenderá preceitos de modelagem tridimensional por Editable Poly do 3ds max, usando a técnica de Face Modeling na grande maioria das vezes, bem como, aprenderá a mapear, texturizar, iluminar e renderizar com eficiência. Não são abordados aspectos de animação neste livro. Recomendo sua leitura pois é um material ideal para quem quer ter uma ideia do processo, bem como aprimorar sua técnica.

Outra coisa, seria algumas dicas de livros que eu posso tbm comprar para eu poder me aprofundar mais nos meus estudos, o senhor pode me ajudar?
Tem esta lista em meu site de alguns livros que eu já li e estou lendo, talvez algum possa lhe ajudar:
http://www.alessandrolima.com/indexbr/curriculum2.htm

Aproveitando que ja estou aqui gostaria de lhe dar uma sugestão de algum livro futuro que vc possa fazer, seria um livro englobando tudo, desde estudos de Anatomia Humana,Passando pelo 3D Max e indo para o Zbrush. Eu acho que seria uma coisa legal. Ou ate mesmo um livro apenas sobre a anatomia humana e animal, mas explicando como incorporar isso no Zbrush etc.
Acho válida sua sugestão, peço que deixe este comentário em outro tópico, a seguir, pois é uma seção destinada a sugestões dos leitores:
http://www.alessandrolima.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=9

E tbm por que eu vi tua entrevista la no site do Allan Brito e gostei muito na parte que tu falou que um profissional de sucesso precisa ser humilde e ouvir apenas si mesmo, não ligando para oque dizem de vc e do que vc esta estudando.
É verdade, o profissional deve ser humilde e aceitar críticas quando estas são cosntrutivas, mas quando são depreciativas, deve sem ser questionadas. O difícil as vezes é entender quando a crítica é construtiva ou depreciativa, mas com o tempo, tenho certeza que saberá diferenciar uma da outra. Escute os outros, procure entender o que eles querem dizer antes de rebater alguma coisa. Você assim como eu, deve ser de uma cidade em que se trabalhar com computação gráfica é algo "inusitado", mas calma, estude, siga com seus trabalhos de aula/faculdade, em paralelo, vá estudo algumas coisa de Computação Gráfica, com o tempo, você se tornará proeficiente e, desenvolvendo trabalhos pessoais bons e divulgando estes, certamente, em algum momento, alguma empresa vai notá-lo. Tem um filme, protagonizado por Will Smith e seu filho, que em um diálogo ele fala mais ou menos o seguinte:

"Não deixe que as pessoas digam o que você pode ou não fazer...Muitos dirão que não consegue, porque elas próprias não conseguiriam."

Então, mantenha seu foco, estude e escute o que as pessoas tem para lhe dizer e saiba aproveitar cada palavra como uma forma de crescimento profissional.

Fique a vontade para postar aqui seus trabalhos e receber sugestões ou críticas do pessoal que participa, inclusive a minha!

Abç.
Alessandro Lima
alessandroplima

Data de registro: Qua Jul 01, 2009 4:07 pm

Mensagempor guga16 em Qui Ago 12, 2010 10:23 pm

Muito obrigado pela resposta cara, vlw mesmo. Ja comprei o livro. E estou achando muito bom. Estou no capitulo 3 ja. Modelagem. Ta muito bom. Quando tiver alguma duvida posso postar aqui? Abrass e fica com Deus.
guga16

Data de registro: Sex Jul 30, 2010 10:50 pm

Mensagempor alessandroplima em Sex Ago 13, 2010 7:14 pm

Claro! Fique a vontade.

Abç.
alessandroplima

Data de registro: Qua Jul 01, 2009 4:07 pm

Retornar para Desenvolvendo Personagens em 3D com 3ds max (2007)