Desenvolvendo Personagens em 3D com 3ds Max

 
 
Desenvolvendo Personagens em 3D com 3Ds Max
 

 

O livro "Desenvolvendo Personagens em 3D com 3ds max" já vendeu mais de 1.000 cópias. É um livro feito para pessoas de nível iniciante e intermediário. Um livro que mostra todo meu processo criativo que vai desde a concepção em esboços (Model Sheet), passando pelas etapas de modelagem poligonal, mapeamento avançado, texturização com Pintura Digital básica e Fotocomposição, animação básica, iluminação básica (com Scanline Render) e avançada (com VRay Render) e finalização com saída para vídeo.

Este material mostra algumas maneiras de se criar personagens complexos para serem incluídos em um material como o Demo Reel com ênfase na modelagem e texturização.

É um dos poucos materiais disponíveis, na língua portuguesa, sobre um dos mais novos e podersos renderizadores do mercado, VRay Render, amplamente usado na área arquitetòncia e alguns filmes. Com este material, o leitor ficará apto a usá-lo de maneira eficaz, produtiva e profissional, uma vez que se entenda seus conceitos, o resto se tornará resultado da prática e interesse do leitor.

Espero que, com este material, seja desmestificado para muitos, a conexão que existe entre ferramentas, pois muitas vezes vê-se livros mostrando certas ferramentas, mas não como elas se relacionam entre si e como usá-las de modo conjunto. Com esta obra, isto é explicado sempre que necessário, para que o leitor, efetivamenta, entenda seu valor e usabilidade prática.

Para uma amostra do material do livro, baixe o primeiro capítulo em formato "*.pdf" para ter ideia do que o leitor encontrará:

Amostra de Capítulos

 

Como uma ferramenta para auxiliar o leitor a entender os conceitos do livro, bem como a compartilhar seu aprendizado com outros leitores, foi criado um Fórum específico para debater este material, bem como outros títulos de mesmo autor. Verifique em:

Alessandro Lima - Fórum

Baixe os arquivos necessários para a execução dos exercícios através deste link:
 

Para adquirir um exemplar deste livro, verifique a disponibilidade nas principais lojas abaixo (disponibilidade conforme estoque de cada loja):

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Veja aqui o índice de assuntos abordados no livro:

Capítulo 01 - Introdução (neste capítulo são apresentados conceitos sobre a criação do personagem, a busca por referências e organização em projetos);

Capítulo 02 - Arte Conceitual e Model Sheet (são abordados conceitos e exercícios sobre Arte Conceitual e Model Sheet, através da amostragem da confecção de modelos no papel);

Capítulo 03 - Modelagem (a modelagem do personagem em si (Dead Twice) com o uso de 3ds max, que vai desde seu crânio, passando por detalhes até sua roupa, com o uso de técnicas do tipo "Face-Modeling" em Editable Poly para a construção de sua malha);

Capítulo 04 - Mapeamento (construção do mapeamento usando o modificador UVW Mapping e Unwrap UVW, sendo mostrado os principais comandos de cada um e exportação do Gabarito UV com o uso do plugin Texporter);

Capítulo 05 - Texturização (Texturização com o uso de Fotocomposição e Pintura Digital Básica no Photoshop);

Capítulo 06 - Adição de Detalhes (Adição de Detalhes);

Capítulo 07 - Camera, Render e Animação Básicos (Criação de Câmeras para Render Animado, com ajustes feitos na Timeline e Curve Editor, além da preparação para render final com uso de materiais para Demo Reel);

Capítulo 08 - Iluminação (Iluminação por Scanline Renderer e Global Ilumination com VRay Render, onde com este, são apresentados seu Painel de Render, seus Materiais e Mapas mais usados, Luzes específicas e configurações para imagem estática e animada com o uso de mapas HDRI);

Capítulo 09 - Pós-Produção para Vídeo (Pós-Produção para Vídeo que vai desde a construção do Layout que recebe os componentes renderizados, até a organização deste elementos dentro do After Effects);

Capítulo 10 - Apêndice e Galeria (Sites sobre Computação Gráfica, Artistas e Empresas que eu Recomendo além de Referências Bibliográficas e Galeria).

Abaixo, algumas imagens do conteúdo do livro.