ZBrush para Iniciantes

 
 
ZBrush para Iniciantes
 

 

O livro "ZBrush para Iniciantes" (2010) explica as principais ferramentas que o software ZBrush oferece, de uma forma simples, clara e direta, mas ainda assim com uma linguagem técnica elevada com aplicações práticas.


Esta poderosa ferramenta é hoje uma das principais utilizadas no mercado de Games e Filmes no processo de criação de personagens e objetos digitais. Já não se pode mais pensar que grandes estúdios e artistas, realizem seus trabalhos realistas sem este auxílio tecnológico.

O profissional da área do Design não pode deixar de conhecer o que este software oferece, pois com ele os processos de modelagem e escultura digital são agilizados, proporcionando rápidas visualizações e confecções de texturas. Com ele é possível obter inclusive apresentações em alta definição e qualidade dos modelos editados.

A ilustração de capa é de autoria de Diego Maia, bem como outros artistas também encontram-se inclusos neste material.

Para uma amostra do material do livro, baixe o primeiro capítulo em formato "*.pdf" para ter ideia do que o leitor encontrará:

Amostra de Capítulos


No DVD que acompanha este o leitor você encontrará:

Vídeos-Aula em alta resolução sobre os principais capítulos deste livro, onde são ilustrados tanto as ferramentas usadas, como os processos de cada uma;
Arquivos para serem usados pelo leitor nos exercícios que este livro propõe;
Macros, materiais, imagens e texturas em alta resolução.

Como uma ferramenta para auxiliar o leitor a entender os conceitos do livro, bem como a compartilhar seu aprendizado com outros leitores, foi criado um Fórum específico para debater este material, bem como outros títulos de mesmo autor. Verifique em:

Alessandro Lima - Fórum

 
Para adquirir um exemplar deste livro, verifique a disponibilidade nas principais lojas abaixo (disponibilidade conforme estoque de cada loja).
 
 
 
 
 
 
 
 

Veja aqui o índice de assuntos abordados no livro:

Capítulo 1: Arte Tradicional e Digital
Neste capítulo são apresentados alguns conceitos básicos sobre comoé o trabalho de arte tradicional, que até os dias de hoje são interpretados para o meio digital.

Capítulo 2: Introdução ao ZBrush
Neste capítulo, são explicados alguns conceitos sobre como é o funcionamento do ZBrush, como alguns de seus recursos básicos funcionam,
assim como uma introdução à sua interface e forma de navegação e interação com ela.

Capítulo 3: Interface do ZBrush
Neste capítulo efetivamente é mostrado a interface do ZBrush, como ela é constituída, forma de navegação entre seus recursos, assim como a
maneira como esses recursos devem ser usados na execução de tarefas. Cada ferramenta principal tem seus controles comentados de forma a explicar sua função e objetivo de uso. São analisadas as Tools, Menus, Brushes, Alphas, Strokes, Materiais, Textures, Plugins e principais ferramentas.

Capítulo 4: Trabalho em 2.5D (Pintura)
Nesta seção é constituída uma cena básica para uma ilustração 2D, com base em ferramentas 2.5D. O conteúdo está organizado de forma didática: por isto o conteúdo sobre “material, luz e render” está disposto em um capítulo exclusivo. Como recursos são trabalhos pincéis, perspectiva e camadas.

Capítulo 5: Trabalho em 3D (Escultura Digital Básica)
Neste capítulo são abordados os aspectos mais técnicos de uso de recursos para desenvolver esculturas digitais 3D, logo, são explicados e demonstrados os principais meios de se criar esculturas digitais. Para tanto, esta seção destina-se ao conhecimento e entendimento de como as ferramentas usadas para este fim se comportam e funcionam, sendo mostradas as ferramentas de movimentação e ajustes, além de conceitos de Blocagens no modelo.

Capítulo 6: Trabalho em 3D (Escultura Digital Avançada)
Nesta seção são aplicados, na prática, os conhecimentos adquiridos no capítulo anterior sobre como os recursos funcionam para criar esculturas digitais. São abordados assuntos como o uso de Brushes, Alphas e Strokes diferenciados para a definição de detalhes, assim como ferramentas de movimentação e ajustes no modelo.

Capítulo 7: Pintura e Texturização
Neste capítulo são abordados assuntos sobre pintura digital de texturas com a técnica de PolyPainting, assim como a confecção de texturas complexas com o uso de fotografias com o auxílio do Plugin ZAppLink. São mostradas formas de extração de mapas do tipo Difuso, além de Normal e Cavidade com o auxílio do Plugin ZMapper rev-E. O mapa de Deslocamento é trabalhado com o Plugin Mult Displacement Exporter 3.

Capítulo 8: Materiais, Luzes e Render
Nesta seção são abordados assuntos sobre o que são materiais, luzes e render, assim como maneiras de se editar, criar ou salvar para uso posterior em cenas complexas. Luzes e renders são abordados sob a forma de aplicação para escultura digital e finalização de imagens para ilustrações.

Capítulo 9: Integração com Outras Ferramentas
Neste capítulo são abordados conceitos de como integrar o ZBrush a outras ferramentas, como o 3ds max por exemplo, constituindo as Piplelines, amplamente utilizadas por empresas conceituadas, pois, desta forma, assegurase o uso máximo que cada ferramenta oferece.

Capítulo 10: Conclusão
Apresenta-se aqui a conclusão do trabalho, seus efeitos e resultados na vida no artista.

Capítulo 11: Galeria de Artistas
Uma breve galeria com algumas imagens de artistas conhecidos como forma de ilustrar o que se pode fazer com trabalho, pesquisa e arte.

Capítulo 12: Bibliografia
Uma lista completa de livros que foram usados como referência na confecção deste material, assim como sites que também foram pesquisados.

 

Abaixo algumas imagens do conteúdo do livro, lembrando que é um material impresso em tons de cinza e que seu conteúdo de mídia (DVDRom) é composto por materiais para serem usados dentro dos softwares apresentados no livro, bem como arquivos de textura e imagens de referência. Os vídeos foram contruídos apenas com vídeo (imagem), não possuindo som incluso.